Rua: Domingos Ricardo de Lima, 174 - Centro
(44) 3258-1122 / 9 99260030
Libras
Acessibilidade

Secretaria Municipal de Saúde lista recomendações para máscaras caseiras de tecido

Quarta-feira, 15 de abril de 2020

Última Modificação: 19/04/2021 11:21:31 | Visualizada 2509 vezes

Todas as pessoas podem utilizar, mas devem seguir uma série de cuidados. Entre eles, a higienização correta e o uso individual


Ouvir matéria

A Secretaria Municipal de Saúde repassa para a população uma série de medidas que devem ser tomadas no uso das máscaras de tecido. As recomendações são da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) para que o material caseiro seja eficaz no prenveção do novo coronavírus.

Segundo o Ministério da Saúde, qualquer pessoa pode utilizar a máscara de pano, desde que sigam corretamente as intruções de higienização e cuidados. O ideal é utilizar apenas em locais de contato com o público, como mercados, farmácias, padarias, transporte público, entre outros. Entretanto, a distância de mais de um metro deve continuar sendo respeitada. 

De uso individual, ela não pode ser utilizada mais do que duas horas no rosto. Por isso é recomendável que cada pessoa tenha no mínimo cinco. Ela deve estar limpa, sem nenhum rasgo, cobrir totalmente a boca e o nariz, sem deixar espaço nas laterais, mantendo o conforto para a respiração.

Além disso, precisa ser trocada sempre que estiver úmida, com sujeira aparente, danificada ou dificultando a respiração. Na hora de colocar ou toda vez que toca-la, as mãos devem ser devidamente higienizadas, e em hipótese alguma ela pode ser dividida (nem com pessoas que moram com você), mesmo que esteja lavada.

A limpeza também é realizada de maneira diferente. Precisa ser lavada separada de outras roupas. O ideal é lavar com água e sabão neutro, e depois deixar de molho por 30 minutos em uma solução de água com água sanitária. Em seguida, deve-se enxaguar bem em água corrente para tirar qualquer resíduo que permaneceu.

Conforme a Anvisa, tem que se evitar torcer a máscara com muita força. Depois de seca pode ser passada com o ferro quente e guardada em local fechado. 

Além disso, eles aconselham que a substituição seja feita sempre que surgir algum dano ou quando ultrapassar 30 lavagens. 

O tecido mais sugerido é aquele que possuí algodão em sua composição. A máscara deve ter três camadas: tecido não impermeável na frente; um tecido respirável no meio; e um tecido de algodão na parte interna que fica em contato com a pele.

 

 

 

 

Máscaras de pano devem ser utilizadas sempre que for necessário sair do isolamento domiciliar. Crédito: Reprodu??o
Legenda: M?scaras de pano devem ser utilizadas sempre que for necess?rio sair do isolamento domiciliar.

 Galeria de Fotos

 Veja Também