Rua: Domingos Ricardo de Lima, 174 - Centro
(44) 3258-1122 / 9 99260030
Libras
Acessibilidade

Secretaria Municipal de Saúde decreta situação de emergência para Munhoz de Mello

Quinta-feira, 19 de março de 2020

Última Modificação: 19/04/2021 11:19:38 | Visualizada 2364 vezes

Estabelecido em conjunto com a Administração e secretários, o decreto visa medidas de controle do novo Covid-19


Ouvir matéria

A Secretaria Municipal de Saúde se reuniu com a Administração e os outros secretários nesta última quarta (18), para definir os protocolos de prevenção e controle da pandemia causada pela nova doença infecciosa Covid-19 (Coronavírus).

O município decretou situação de emergência, e estabeleceu uma série de medidas que serão adotadas já a partir desta quinta (19).

A UBS (Unidade Básica de Saúde) Tancredo Neves irá redobrar seus procedimentos, como exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação e tratamentos médicos específicos. Os casos serão avaliados de formas específicas e particulares, a fim de diminuir os riscos para o profissional e paciente em cada atendimento.

Além disso, as pessoas que fazem uso de medicamentos contínuos terão suas receitas prorrogadas por 120 dias. Depois do prazo, o paciente deve obrigatoriamente ir até a UBS para revalidação ou nova avaliação médica.

Os idosos e portadores de doenças graves, incluídos no grupo de risco do Covid-19, ficam dispensados de comparecer, e podem ser representados por um ente familiar para revalidar receitas, desde que seja comprovado o vínculo.

Já a rede municipal de ensino terá suas aulas suspensas por período indeterminado. Os servidores educacionais terão as férias de julho antecipadas.

Outras atividades públicas relacionadas ao atendimento de crianças ou idosos estarão suspensos até segunda ordem. Eventos com aglomerações de pessoas, como cursos e atividades esportivas, culturais, artísticos, governamentais, científicos, comerciais e religiosos, também devem ser interrompidos.

Servidores com idade superior a 60 anos, com doenças crônicas, problemas respiratórios, gestantes e lactantes poderão ser dispensados para executarem suas atividades por trabalho remoto.

Aqueles que possuam direito a férias poderão tê-las concedidas imediatamente, com exceção dos profissionais de saúde e da segurança pública.

Cada secretaria municipal, assim como chefes de instituições privadas, avaliará a necessidade de suspensão ou não de seus serviços, desde que sejam obedecidas as orientações de uso da máscara e álcool em gel 70% para segurança individual e coletiva.

Até o fechamento desta matéria não há casos suspeitos ou confirmados de Coronavírus no município.

 

Editado em 29/03/2020 às 13h42

O município teve dois casos suspeitos até o presente momento. Ambos os pacientes realizaram os exames e testaram negativo para o novo coronavírus. 

 Galeria de Fotos

 Veja Também