Quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
Visualizada: 529 vezes
Ouvir matéria
Em Munhoz de Mello, câmeras de segurança foram instaladas ao longo da Avenida Presidente Getúlio Vargas, no Centro, possibilitando que a área comercial seja monitorada 24 horas por dia.
A instalação do sistema foi decidida pelos comerciantes, sendo coordenada pela Associação Comercial e prefeitura. "Todos contribuem, de modo que não ficará caro para ninguém", explica o prefeito José Gilmar Benkendorf Silva (PMDB).
As imagens são gravadas e acompanhadas em tempo real pelo Conselho Municipal de Segurança (Conseg), mas quando o sistema estiver concluído o monitoramento será feito também da Delegacia de Polícia Civil e da prefeitura. "É um modelo que deu certo em outras cidades", acrescenta o prefeito.
De acordo com os comerciantes, a iniciativa teve que ser colocada em prática por causa do aumento de assaltos e furtos na região onde estão os principais estabelecimentos comerciais da cidade.
"Nossa loja tem sistema de câmeras de segurança, alarmes, grades e cadeados gigantescos, mesmo assim é constantemente arrombada", disse um empresário que pediu para não ser identificado.
A empresa dele foi arrombada duas vezes nos últimos meses e sempre é usada estratégia semelhante: os bandidos chegam de carro e em menos de cinco minutos arrombam, entram e apanham o que quer. No arrombamento mais recente foram levadas oito TVs de LCD.
"Como temos pouco policiamento, nós mesmos criamos estratégias para defender o comércio e a população", destaca o prefeito. Ele ressalta que se for obtido o resultado esperado, o sistema poderá ser ampliado para outras regiões da cidade.
"Primeiro vamos atender à avenida mais movimentada, onde está o forte do comércio, agências bancárias e órgãos públicos, mas de agora em diante bastará ampliar o projeto", afirma.
Fonte: odiario.com