Sábado, 18 de fevereiro de 2012
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Você sabe com exatidão qual o objetivo da empresa que pretende abrir? E você já formulou o seu diferencial competitivo, aquilo que tornará o seu negócio diferente de todos os outros em funcionamento? Sem ter respostas na ponta da língua para essas e outras tantas questões, analisam os especialistas do Sebrae, é melhor nem sequer abrir um empreendimento.
O Estadão PME preparou uma lista com oito estratégias que qualquer pessoa pode seguir antes de começar um negócio próprio. A lista faz parte de material elaborado pelo Sebrae com as dúvidas mais freqüentes dos pequenos empresários. Todas elas integram aquilo que o empresário pode chamar de plano de negócios, algo considerado muito importante para o sucesso da empresa.
Ao analisar custos, a concorrência e a demanda do mercado, os proprietários do empreendimento mudaram seus objetivos e passaram a atuar no promissor segmento de sinalização digital no ponto de venda. Confira, agora, as estratégias que você deve adotar antes mesmo de abrir as portas:
1) Defina com clareza quais são os objetivos e o foco da empresa.
2) Descreva a ideia do seu negócio por meio dos produtos e serviços a serem oferecidos ao mercado.
3) Defina qual será o seu diferencial competitivo.
4) Descreva os pontos fortes e fracos do seu negócio e de seus concorrentes.
5) Defina em qual segmento a sua empresa pretende atuar.
6) Descreva as informações que você já possui a respeito de quem são seus fornecedores e concorrentes.
7) Defina qual será a cadeia de suprimentos da futura empresa.
8) Certifique-se da viabilidade financeira do seu negócio, bem como descreva quais serão as origens (fontes) e destinos (usos) dos recursos monetários do empreendimento.
Fonte: estadão PME