Rua: Domingos Ricardo de Lima, 174 - Centro
(44) 3258-1122 / 9 99260030
Libras
Acessibilidade

SECRETARIAS / Secretaria Municipal de Saúde / PROJETOS

Cartão SUS

Uso do Cartão Sus

O que é?

                É um documento projetado para facilitar o acesso à rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e conter dados sobre quando e onde o paciente foi atendido, quais serviços foram prestados e por qual profissional e quais procedimentos foram realizados.

Qual sua Importância?

                Os objetivos do Sistema Cartão Nacional de Saúde são organizar e sistematizar dados sobre o atendimento prestado aos usuários; dotar a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) de um instrumento que facilite a comunicação entre os diversos serviços de saúde;  fornecer informações sobre uma pessoa usuária do SUS em qualquer ponto do País; e gerar dados confiáveis e atualizados que permitam planejamento e intercâmbio de conhecimento para subsidiar a elaboração e execução das políticas públicas de saúde.

Como está esse processo em Munhoz de Mello?

O município de Munhoz de Mello têm utilizado a cerca de três anos o sistema de prontuário eletrônico que para a assistência na atenção primária carrega informações do Cartão SUS. Essa primeira remessa de cartões fora feita a  vários anos e a medida que vão chegando novos usuários esses são cadastrados.

Infelizmente não é uma prática do cidadão portar o cartão quando procura atendimento e para sua proteção e agilidade do serviço  precisamos fortalecer  essa prática.

Toda vez que o usuário necessita de assistência a saúde do nível secundário ou terciário é obrigatório  termos a mão informações deste documento e que para aqueles que ainda não trazem consigo acaba sendo um transtorno para o serviço e mais ainda para o usuário que precisa voltar para casa para trazê-lo.

Ajude-nos a qualificar o atendimento que prestamos a você. Tenha o hábito de portar seu Cartão SUS junto com seus demais documentos pessoais ele foi projetado para facilitar o acesso à rede de atendimento do Sistema Único de Saúde.