Rua: Domingos Ricardo de Lima, 174 - Centro
(44) 3258-1122 / 9 99260030
Libras
Acessibilidade

Selo Bronze de Qualidade

Unidade de Saúde recebe premiação em Foz do Iguaçu

Segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Última Modificação: 19/04/2021 11:04:56 | Visualizada 1414 vezes


Ouvir matéria

O Governo do Paraná entregou no dia 01 de dezembro, em Foz do Iguaçu, o Selo Bronze de Qualidade para oito unidades de saúde que participaram da tutoria do Programa de Qualificação da Atenção Primária (APSUS). A entrega aconteceu na reunião da Comissão Intergestores Bipartite, realizada durante o 30º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná.

As contempladas foram: Unidade da Saúde da Família Nossa Senhora de Fátima, de Colombo; Unidade Santa Terezinha, de Fazenda Rio Grande; Unidade Céu Azul, de Maringá; Unidade Tancredo Neves, de Munhoz de Mello; Unidade Cristal, de Cambé; Unidade Dona Hilta, de Jaguapitã; Unidade Ouro Branco, de Londrina e Unidade Dr. Waldemar Scardazi, de Sertaneja.

As unidades que participaram do projeto foram selecionadas pelos próprios municípios que aderiram ao programa de Tutoria do APSUS. As unidades assessoradas receberam a visita das coordenadoras do projeto, Maria Emi Shimazaki e Maria Cristina Arai, e de representantes das regionais de saúde. Durante a tutorial, foram avaliados os processos de trabalho, a ambiência e a gestão da unidade.

A superintendente de Atenção à Saúde, Marcia Huçulak, afirma que o fortalecimento da atenção primária impacta em toda a atenção dada ao cidadão quando ele busca o Sistema Único de Saúde (SUS). “Neste projeto, o envolvimento dos gestores municipais foi fundamental, assim como de todos os profissionais que trabalham nas unidades. O processo de tutorial promove uma reflexão sobre o processo de trabalho das equipes e na organização da unidade. O resultado foi a melhoria do acesso e o acolhimento da população nas unidades”, destacou.

Ela explica que o reconhecimento conquistado pode servir de exemplo para outras unidades. O Paraná tem hoje 2.610 Unidades da Saúde da Família.

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), Cristina Pantaleão, destaca que a atenção primária do Paraná é uma das mais organizadas do Brasil. “Esta grande organização é fruto do programa APSUS, com as capacitações e os investimentos feitos nas unidades de saúde de todo o Paraná”, afirma.

O prefeito de Munhoz de Mello, Geraldo Gomes, disse que o projeto trouxe benefícios para os cidadãos do município. “O mérito é de todos. Os 71 profissionais que compõem a equipe da Secretaria Municipal de Saúde conseguiram identificar as falhas e corrigi-las”.

 Galeria de Fotos

 Veja Também