Rua: Domingos Ricardo de Lima, 174 - Centro
(44) 3258-1122 / 9 99260030
Libras
Acessibilidade

Fase vigente da vacinação contra Covid-19 muda e passa a abranger pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades

Sexta-feira, 07 de maio de 2021

Última Modificação: 09/09/2021 17:13:59 | Visualizada 2956 vezes

A partir do dia 10 de maio a fase vigente da campanha de vacinação contra o coronavírus, causador da doença Covid-19, mudará. Entre outros grupos, grávidas e puérperas também receberão a dose


Ouvir matéria

A partir do dia 10 de maio a fase vigente da vacinação contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, mudará. Sendo assim, passa a abranger os grupos de pessoas com síndrome de Down, quem tenha doença renal crônica em diálise, pessoas com deficiências permanentes, pessoas com comorbidades, e gestantes e puérperas também com comorbidades.

Quem tem síndrome de Down, doença renal crônica e grávidas e puérperas já pode receber o imunizante a partir dos 18 anos. Os outros grupos citados acima são de 55 a 59 anos.

As comorbidades que garantem direito à vacina são:

  • Diabetes Milittus

Qualquer indivíduo com diabetes tem direito a se vacinar contra a Covid-19.

 

  • Pneumopatias Crônicas Graves

Pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar ou asma grave (que faça uso recorrente de corticoides sistêmicos ou que tenha tido internação prévia por crise asmática) garantem o direito de receber o imunizante.

 

  • Doenças cardiovasculares

Quem tem insuficiência cardíaca, cor-pulmonale crônico, hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronarianas crônicas, valvopatia, pericardiopatia, miocardipatia, arritmia cardíaca com importância clínica e/ou cardiopatia associada, cardiopatia congênitas no adulto, prótese valvar ou dispositivo cardíaco implantado devem se vacinar.

 

  • Hipertensão arterial resistente

Indivíduos com pressão arterial (PA) acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, PA controlada com uso de quatro ou mais remédios anti-hipertensivos, hipertensão arterial estágio 3 (independente da presença de lesão em órgão-alvo) ou hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo também recebem a vacina.

 

  • Doença Cerebrovascular

Quem sofreu algum acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, um ataque isquêmico transitório ou uma demência vascular se vacina.

 

  • Imunossuprimidos

Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea, vivendo com HIV e CD4 10mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida, e demais indivíduos em uso de imunossuprimidos ou com imunodeficiências primárias se vacinam. Além dos citados, pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses, bem como as que tenham neoplasias hematológicas também têm direito.

 

  • Anemia falciforme

Quem tem anemia falciforme pode se imunizar nessa fase.

 

  • Obesidade mórbida

Pessoas com índice de massa corpórea (IMC) acima de 40%.

 

  • Cirrose hepática

Indivíduos com cirrose hepática Child-Pugh A, B ou C.

 

Em todos os casos relatados, é obrigatório apresentar a declaração médica que indique o uso de medicamentos contínuos ou a CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde) de cada comorbidade.

Após essa primeira fase, a vacinação das pessoas com comorbidades passa a ser escalonada por faixa de idade, sendo de 50 a 54; 45 a 49; 40 a 44; 30 a 39; 18 a 29 anos. Ainda não tem data prevista para começar nesses grupos.

O local de vacinação é na UBS José Richa, na Rua Desembargador Antônio Franco, 237, das 8h30 às 12h, e das 13h às 17h. Esteja portando seus documentos pessoais. Você pode esclarecer dúvidas através do telefone (44) 3258-1167.

Pessoas de 55 a 59 anos com alguma comorbidade passarão a serem vacinadas no próximo dia 10. Crédito: Reprodu??o
Legenda: Pessoas de 55 a 59 anos com alguma comorbidade passar?o a serem vacinadas no pr?ximo dia 10.

 Galeria de Fotos

 Veja Também