Sexta-feira, 07 de maio de 2021
Última Modificação: 22/04/2024 15:11:49 | Visualizada 3019 vezes
A partir do dia 10 de maio a fase vigente da campanha de vacinação contra o coronavírus, causador da doença Covid-19, mudará. Entre outros grupos, grávidas e puérperas também receberão a dose
Ouvir matéria
A partir do dia 10 de maio a fase vigente da vacinação contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, mudará. Sendo assim, passa a abranger os grupos de pessoas com síndrome de Down, quem tenha doença renal crônica em diálise, pessoas com deficiências permanentes, pessoas com comorbidades, e gestantes e puérperas também com comorbidades.
Quem tem síndrome de Down, doença renal crônica e grávidas e puérperas já pode receber o imunizante a partir dos 18 anos. Os outros grupos citados acima são de 55 a 59 anos.
As comorbidades que garantem direito à vacina são:
Qualquer indivíduo com diabetes tem direito a se vacinar contra a Covid-19.
Pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar ou asma grave (que faça uso recorrente de corticoides sistêmicos ou que tenha tido internação prévia por crise asmática) garantem o direito de receber o imunizante.
Quem tem insuficiência cardíaca, cor-pulmonale crônico, hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronarianas crônicas, valvopatia, pericardiopatia, miocardipatia, arritmia cardíaca com importância clínica e/ou cardiopatia associada, cardiopatia congênitas no adulto, prótese valvar ou dispositivo cardíaco implantado devem se vacinar.
Indivíduos com pressão arterial (PA) acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, PA controlada com uso de quatro ou mais remédios anti-hipertensivos, hipertensão arterial estágio 3 (independente da presença de lesão em órgão-alvo) ou hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo também recebem a vacina.
Quem sofreu algum acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, um ataque isquêmico transitório ou uma demência vascular se vacina.
Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea, vivendo com HIV e CD4 10mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida, e demais indivíduos em uso de imunossuprimidos ou com imunodeficiências primárias se vacinam. Além dos citados, pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses, bem como as que tenham neoplasias hematológicas também têm direito.
Quem tem anemia falciforme pode se imunizar nessa fase.
Pessoas com índice de massa corpórea (IMC) acima de 40%.
Indivíduos com cirrose hepática Child-Pugh A, B ou C.
Em todos os casos relatados, é obrigatório apresentar a declaração médica que indique o uso de medicamentos contínuos ou a CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde) de cada comorbidade.
Após essa primeira fase, a vacinação das pessoas com comorbidades passa a ser escalonada por faixa de idade, sendo de 50 a 54; 45 a 49; 40 a 44; 30 a 39; 18 a 29 anos. Ainda não tem data prevista para começar nesses grupos.
O local de vacinação é na UBS José Richa, na Rua Desembargador Antônio Franco, 237, das 8h30 às 12h, e das 13h às 17h. Esteja portando seus documentos pessoais. Você pode esclarecer dúvidas através do telefone (44) 3258-1167.